As principais aplicações de produtos refratários

O Que São Materiais Refratários?

Os materiais refratários geralmente se referem aos materiais não metálicos inorgânicos com um grau refratário de 15800C ou superior.  Os materiais refratários incluem minérios naturais e vários produtos fabricados para determinados fins e requisitos por meio de determinados processos, que possuem certas propriedades mecânicas de alta temperatura e boa estabilidade de volume. Eles são os materiais necessários para vários equipamentos de alta temperatura. Quer mais dicas sobre produtos refratários? Entre em contato com https://refracont.com.br/

As principais aplicações de produtos refratários

Os materiais refratários são utilizados em inúmeras áreas da economia nacional, como siderurgia, metais não ferrosos, vidro, cimento, cerâmica, petroquímica, máquinas, caldeiraria, indústria leve, energia elétrica, indústria militar, etc. material para garantir a produção, operação e desenvolvimento tecnológico das indústrias mencionadas. Vamos dar uma olhada nas principais aplicações de produtos refratários.

Forno: as unidades utilizadas na indústria de fundição de metais são revestidas com vários componentes refratários (incluindo dióxido de silício, aluminossilicato, alta alumina, zircônio, óxido de magnésio, espinélio, cromo e carbono de magnésio) e formas (em geral, formas pré-fabricadas e tijolos). A maioria dos fornos de fundição e fornos de espera na indústria de fundição de metal são equipados com materiais refratários cerâmicos. A seleção desses materiais refratários é projetada para minimizar a reação com o metal específico que está sendo processado. Os principais dispositivos de revestimento refratário incluem forno de reverberação, forno de cadinho (panela), forno de indução de calha, forno de indução sem núcleo, forno de arco elétrico e forno panela. Esses fornos são revestidos com vários materiais refratários, incluindo dióxido de silício, silicato de alumina, alta alumina, zircão, magnésia,espinélio, cromo e carbono de magnésia.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Míssil: Válvula pneumática aprimorada e míssil de válvula direcional de empuxo aprimorado. Em uma modalidade, o revestimento refratário para válvulas pneumáticas permite melhor operação da válvula e melhor desempenho da válvula. Uma manga cilíndrica de parede fina feita de rênio ou outro metal refratário adequado está contida no cilindro. Portanto, o pistão da válvula pode se mover na luva refratária, com maior confiabilidade e melhor desempenho. A camisa de cilindro de manga refratária pode suportar rapidamente altas temperaturas e continuar funcionando. Em um ambiente tão hostil, incluindo o ambiente corrosivo/erosivo gerado pela passagem de gás propulsor quente, a camisa de cilindro refratária tem uma vida útil mais confiável e é mais leve do que uma válvula tradicional feita inteiramente de metal refratário.

Turbinas a gás: Impulsionado pelo aumento da temperatura de combustão das turbinas a gás e a necessidade de um melhor controle de emissões, o uso de materiais e processos complexos promoveu o grande desenvolvimento do hardware de combustão. A base principal para as mudanças de material que foram feitas é melhorar a resistência à fluência em alta temperatura sem sacrificar a resistência à oxidação/corrosão. Tradicionalmente, os componentes da câmara de combustão eram feitos de superligas laminadas à base de níquel. Hastelloy X é um material com maior resistência à fluência e foi usado entre as décadas de 1960 e 1980. O Nimonic 263 foi introduzido posteriormente e possui maior resistência à fluência. À medida que a temperatura de combustão do novo modelo de turbina a gás HA-188 aumenta, Recentemente, as superligas à base de cobalto foram usadas em certas partes do sistema de combustão para melhorar a resistência à ruptura por fluência.

Caldeira de biocombustível: Os materiais refratários são utilizados na estrutura interna das caldeiras de biocombustível (revestimento). Esses materiais são materiais inorgânicos não metálicos, que não derretem ou se decompõem em altas temperaturas (600-2000°C). Os principais componentes do revestimento são constituídos por refratários conformados (tijolos, blocos, etc.) e não moldados (concreto, argamassa, revestimento, etc.).  Caso se interesse mais sobre materiais refratários, acesse https://refracont.com.br/areas-de-aplicacao/industria-de-cimento-e-cal/

Bico de foguete: Os refratários são usados principalmente em áreas de temperatura ultra-alta. A área mais afetada por altas temperaturas em foguetes é a área da garganta do bocal. Os bicos de foguetes são amplamente utilizados em componentes mecânicos, como mísseis táticos e satélites de vigilância meteorológica. Este bico de foguete funciona em altas temperaturas porque uma grande quantidade de gases de escape de alta temperatura produzidos pela combustão passa pela área da garganta, que é a área com a menor área de seção transversal. Portanto, o material do bico do foguete deve ter boas propriedades mecânicas, como alto ponto de fusão, boa resistência ao choque térmico e baixo coeficiente de expansão térmica para manter o desempenho da propulsão. Materiais refratários incluindo nióbio, tântalo, molibdênio e tungstênio têm forte resistência ao calor e resistência ao desgaste. Esses materiais têm propriedades mecânicas únicas, como altos pontos de fusão, pontos de ebulição e densidades. Entre todos os materiais refratários, o rênio possui propriedades mecânicas únicas.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Parede divisória da câmara de combustão: Os tijolos de sílica são usados principalmente para construir paredes divisórias de câmaras de combustão de carbonização de fornos de coque, regeneradores de forno aberto, peças de suporte de carga de alta temperatura de fogões quentes e outros fornos de alta temperatura. O teor de SiO2 dos tijolos de sílica é superior a 93%, o principal componente é quartzo fosforoso, cristobalita, quartzo residual e vidro.

O revestimento geral dos fornos: Os materiais de compactação são usados principalmente para o revestimento geral de vários fornos industriais, como fundo de fornalha aberta, fundo de forno elétrico, revestimento de forno de indução, revestimento de panela, canal de rosqueamento, etc. O material de compactação é um material a granel formado por um método de compactação forte, que consiste em um determinado tamanho de material refratário, aglutinante e um aditivo.

Indústria Metalúrgica: Tijolos de alta alumina são usados principalmente na indústria metalúrgica para construir plugues e bocais para altos-fornos, fornos de alta temperatura, telhados de fornos elétricos, tambores de aço e sistemas de vazamento. Mais de 48%, composto principalmente por corindo, mulita e vidro.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Materiais_refrat%C3%A1rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *